Brinquedos ruidosos podem causar lesões auditivas, alerta OMS

6973-032 milhões de crianças sofrem de fadiga auditiva e podem vir a ter lesões irreversíveis na audição, alerta a Organização Mundial de Saúde. Guitarras, mini-baterias e equipamentos eletrónicos estão na lista legra

Brinquedos aparentemente inofensivos podem causar perdas auditivas ou lesões irreversíveis nas crianças. O alerta é da Organização Mundial de Saúde, que indica que o nível máximo de ruído permitido por brinquedo é 85 decibéis (dB). Alguns, no entanto, podem gerar ruído na ordem dos 135 decibéis – o equivalento ao emitido por uma banda rock.

O uso continuado de brinquedos musicais, como guitarras, mini-baterias e equipamentos eletrónicos como iPods e MP3 pode provocar uma espécie de fadiga no nervo auditivo. O primeiro sintoma é uma redução gradual da audição, capaz de agravar-se numa lesão profunda nas células do ouvido interno.

Em todo o mundo, 32 milhões de crianças e jovens, com idade igual ou inferior a 15 anos, sofrem de algum grau de perda auditiva.

A associação norte-americana Sight and Hearing publica todos os anos uma lista com os brinquedos mais ruidosos à venda no mercado. Dos 20 analisados em 2015, 16 tinham níveis sonoros acima dos 85 dB, o suficiente para causar danos auditivos em menos de 15 minutos.

Fonte: Visão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.