Você conhece a origem do dia das crianças?

download (1)

Basta falar no dia 12 de outubro que os olhos das crianças já começam a brilhar! A data é aguardada ansiosamente pelos pequenos, mas quando o assunto é sobre a origem da festa, aí pouca gente – incluindo os adultos – sabe responder. Afinal, de onde vem o Dia das Crianças?

Apesar de comemorada no mundo inteiro, a data é diferente dependendo do país. O dia oficial estabelecido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para comemorar o Dia das Crianças é 20 de novembro. Isso porque nesse dia, em 1959, o Unicef oficializou a Declaração dos Direitos da Criança, que estabeleceu vários direitos válidos a crianças de todo o mundo, como alimentação, amor e educação.

No Brasil, porém, a data foi estabelecida algumas décadas antes. Em 1923, o Rio de Janeiro sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança. No ano seguinte, o então presidente, Arthur Bernardes, oficializou o projeto de lei do deputado federal Galdino do Valle Filho que instituía o dia 12 de outubro como data oficial para comemoração do Dia das Crianças.

A decisão não caiu no gosto da população durante um bom tempo, até que, em 1955, a fábrica de brinquedos Estrela, em parceria com a Johnson & Johnson, lançou a Semana do Bebê Robusto, com o objetivo de aumentar a venda de brinquedos nessa semana. Os empresários gostaram e aderiram e, com os resultados satisfatórios, eles reforçaram o projeto do deputado Galdino. Assim, o dia 12 de outubro passou a fazer parte do calendário de datas comemorativas do País como Dia das Crianças.

De acordo com a história e seu significado, alguns países têm outras datas para essa celebração: no Japão, por exemplo, os meninos comemoram no dia 5 de maio e as meninas no dia 3 de março, ambos com exposições de bonecos – para os meninos eles lembram samurais. Em Moçambique, essa celebração ocorre no dia 1º de junho para marcar o dia em que as forças nazistas, em 1943, assassinaram cruelmente muitas crianças pequenas. Na Nova Zelândia, aproveitando esse dia para passar mais tempo com a família e sem fins comerciais, essa lembrança ocorre no primeiro domingo de março.

Fonte: Folha Vitória

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *