A importância das brincadeiras para o desenvolvimento infantil!

A importância de brincar hoje é encarada como vital para o desenvolvimento infantil, e não pode mais ser encarado apenas como um momento de “lazer” dos pequenos. “Ao participar de brincadeiras, a criança explora o ambiente e se entende como um membro da sociedade”, comenta Neide Barbosa Saisi, professora da Faculdade de Educação da PUC-SP.

Desde o nascimento a criança se relaciona com o mundo e é nessa interação que ela desenvolve capacidades motoras, cognitivas, sociais e de linguagem. Estimular os filhos a brincar é fundamental para o seu desenvolvimento. Isso porque além de um momento de recreação, a criança também aprende habilidades essenciais para o crescimento.

Como estimular seu filho a brincar:

Participar das brincadeiras é uma ótima sugestão para passar mais tempo com os pequenos. Além de participar do processo de descobertas da criança, você conhece ainda mais o seu filho e o ajuda a estreitar os laços afetivos.

As brincadeiras auxiliam a criança a desenvolver habilidades essenciais para seu desenvolvimento

 

Brincar de bola, brinquedos de encaixar e jogos  pode envolver não apenas os pais, mas também os demais familiares. Ensinar as brincadeiras que você mais gostava quando tinha a idade do pequeno também pode proporcionar um momento prazeroso e cheio de descobertas.

 

Ao brincar de bola, a criança aprende sobre cores, tamanhos e a ter dimensão de espaço

Afinal, os jogos eletrônicos atrapalham o desenvolvimento da criança?

Este assunto divide a opinião de muitos pais. Afinal de contas, é sadio para as crianças ter acesso a jogos eletrônicos? A professora Neide Barbosa Saisi explica que se exposta a longas horas jogando, a criança perde a oportunidade de conquistar o entendimento da dimensão social. “É necessário dosar a quantidade de tempo que ela é exposta a essa tecnologia”, diz.

Uma boa dica é estabelecer horários para as suas atividades. Assim, é possível equilibrar e oferecer aos pequenos todas as possibilidades. Além de conhecerem novas brincadeiras e dar mais qualidade ao seu desenvolvimento.

A partir do primeiro ano, ofereça lápis e papel para a criança desenvolver habilidades motoras

 

Fonte: Delas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.