Calibração: Qual a importância do INMETRO?

inmetro

O Inmetro é o órgão responsável pela regulamentação dos estabelecimentos de padrões de medida no Brasil. É também para certificação de qualidade destas medidas.

A importância da sua fiscalização nos dá a garantia de obter resultados precisos em equipamentos de medição regularizados no país. O procedimento de calibração rastreada utiliza os padrões de medição estipulados pelo Inmetro, proporcionando a garantia de qualidade no processo dos resultados de medidas.

Instrumentos de medição que possuem o certificado de calibração rastreada por um laboratório credenciado, estão aptos a apresentarem resultados precisos e confiáveis, porém, para ter certeza de obter essa garantia deve-se ficar atento para o laboratório que irá realizar esse procedimento. O mesmo deve estar credenciado à Rede Brasileira de Calibração, pois somente assim poderá emitir um laudo válido e confiável.

Somente uma calibração RBC está apta a fornecer um laudo válido, empresas que prestam este tipo de serviço, mas não estão credenciadas não poderão emitir um certificado com real validade.

Não vale a pena correr este enorme risco contratando essas empresas por um preço que muitas vezes não é tão mais baixo em relação ao que é cobrado por empresas credenciadas.

Se o objetivo é conseguir obter em certificado de qualidade para sua empresa, e a auditoria responsável lhe solicitou estes certificados, saiba que se não for emitido por uma empresa credenciada que utiliza os padrões exigidos pelo Inmetro, com certeza não será lhe fornecido o selo de garantia de qualidade na sua empresa.

A fiscalização do Inmetro é muito importante para oferecer a garantia nos resultados obtidos através de instrumentos de medição. A falha nestas medidas podem ocasionar erros gravíssimos. Todo resultado de medição tem influência no resultado geral obtido, e também na hora de tomar algumas decisões.

Todos os tipos de aparelhos de medição devem ser calibrados regularmente, o tempo varia de acordo com o tipo do instrumento.

Todos os órgãos regulamentadores são de grande importância para uma sociedade, as normas existem para garantir segurança e confiabilidade, seja qual for o ramo a ser fiscalizado.

Se não fossem as normas regulamentadoras muitas vezes estaríamos a mercê de empresas que estariam interessadas somente em dinheiro sem garantia nenhuma de estar adquirindo produtos e serviços de qualidade.

Por isso a importância de adquirir produtos e serviços que foram devidamente fiscalizados e ter certeza de estar fazendo um bom investimento, não apenas no lado material, mas em todo contexto que envolve o seguimento das normas de qualidade.
Fonte : Web Artigos (site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *