Ipem apreende quase 3 mil brinquedos

Operação fiscaliza lojas da Região Metropolitana do Recife que comercializam produtos voltados para o carnaval

26_104

O Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco realiza até a próxima sexta-feira uma operação para fiscalizar lojas da Região Metropolitana do Recife que comercializam produtos voltados para o carnaval, como fantasias, confetes, serpentinas e afins. Ontem, o órgão foi ao Centro do Recife e apreendeu quase 3 mil brinquedos e reprovou 13 fantasias em 21 lojas visitadas. A loja que for flagrada vendendo alguma peça de forma irregular estará passível de autuação, podendo pagar multas que variam entre R$ 100 a R$ 1,5 milhão.

As etiquetas fixadas nas peças, por exemplo, são um componente obrigatório em qualquer artigo têxtil, por terem informações necessárias para o consumidor, tais como o nome do fabricante, CNPJ ou CPF, composição têxtil, modos de conservação, tamanho e país de origem. Para os brinquedos, foram avaliados faixa etária e o Selo de Certificação do Inmetro. Já nos confetes e serpentinas, os fiscais conferiram se a quantidade ou peso corresponde ao que está indicado na embalagem do produto.

O objetivo da operação é garantir segurança e qualidade dos produtos comercializados para o folião pernambucano, especialmente nesse período carnavalesco. De acordo com o presidente do Ipem, Pedro Paulo Neto, “as fantasias são classificadas como artigos têxteis, e esse tipo de produto deve atender às exigências do Inmetro pelo fato de que há pessoas que podem ter alergias contra algum tipo de componente do tecido e, por isso, a peça deve informar exatamente essa composição. Denúncias podem ser feitas pelo 0800-081-1526.

 

Fonte: Diario de Pernambuco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.